Festa Junina: Dicas e inspiração para sua festa

festa junina
O mês de junho chegou faz um tempinho, acompanhado de uma coisa que eu amo demais: Festa Junina. É hora de vestir a camisa xadrez, dançar quadrilhas, comidinhas deliciosas, tomar quentão e pintar o dente de preto haha.
Nada melhor que reunir os amigos e festejar, pensando nisso que eu e algumas amigas estamos organizando uma festinha =D. Então, como estou reunindo inspirações para a festinha, resolvi fazer um post especial de festa junina, vou deixar aqui todas as idéias que eu achar legais, dicas, e falar um pouquinho dessa comemoração tão esperada, porque não entra nesse clima e faz uma festinha também?

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Convites e Decoração

Se for fazer uma festa de aniversário, um chá de fraldas ou alguma festança relacionada a festa junina e for precisar de convites, tem cada um mais lindo que outro na internet pra baixar e imprimir ou pode simplesmente pedir alguém para fazer.
festa junina
A decoração da festa junina é a melhor parte, pesquisando encontrei cada ideia linda e vou mostrar tudo pra vocês ❤. As estampas são sempre tendências, sempre que vejo xadrez já me vem em mente essa época do ano, então pra não ter erro é liberadíssimo usar e abusar dessa estampa, bandeirinhas, chapéu de palha e colher de pau são itens que não podem ficar de fora da decoração.
festa junina
Chapéis de palha pendurados na parede para decorar é algo diferente e fica uma fofura, colocar bandeirinhas na mesa também é uma ótima ideia, deixar a decoração colorida da um ar de alegria, ainda mais misturados com flores girassóis.
festa junina
festa junina

Comidinhas

As comidas tradicionais da festa junina são: bolo de fubá ou de milho, arroz doce, pipoca, milho cozido, pão de queijo, paçoca, pé de moleque, cocada, maçã do amor, amendoim e muitas outras. E pra beber, suco de uva para as crianças e quentão para os adultos.
Se está planejando gastar pouco, pode combinar de cada pessoa trazer um prato, a dica é já dizer o que cada um deve trazer para não faltar nem sobrar muito. A comida é o motivo perfeito para enfeitar as mesas não é mesmo? haha
Uma ideia bem legal é usar também os chapéus de palha para colocar as comidinhas e usar bandeirinhas para decorar.
festa junina
Eu estou pensando em fazer docinhos, colocar em potinhos de plástico e enfeitar as colherinhas, fica um amor! Achei também uma receita de maça do amor de pipoca que deve ser uma delícia, a receita é do site da Yoki, é só clicar aqui.
Na foto abaixo tem um porta doces feito com garrafas pet, achei que super combina com o tema, se quer saber como fazer é só clicar aqui.
festa junina


Músicas

Sobre as músicas a minha dica é que se for festa de crianças nada de forró universitário ou sertanejo. Para as crianças acho legal a velha Asa Branca, Cai Cai Balão, Pula a Fogueira, músicas nesse estilo. Agora se a festa for para adultos é legal misturar os ritmos, é claro que tem que ter as músicas tradicionais de festa junina mas é bacana misturar músicas diferentes pra todo tipo de gostos.

O que vestir

Como eu falei lá em cima, nessa época é bom usar e abusar da estampa xadrez ainda mais quando falamos em look, muito xadrez, muitos laços e muitas pintinhas é o ideal.

festa junina

Extras

Algumas coisas bem legais que encontrei pra festa junina são as plaquinhas pra segurar quando tirar fotos, outra é o correio elegante, onde podemos escrever uma cartinha pra outra pessoa que estiver na festa. E uma coisa que não pode faltar é fogueira né!
festa junina
Então, essas são as inspirações que estou usando para a festinha, se tu quer ficar ligado em tudo que vai rolar, como vou fazer e oque vou usar é só me acompanhar nas outras redes sociais, lá vou postar todos os preparativos da festa e todas as fotos!

https://www.facebook.com/bloglidianefraga
https://www.instagram.com/lidianefragaa

Oque acham dessas idéias? Gostaram? Sabe de mais alguma?
Me conta nos comentários!
Espero que sim! Beijo e até  o próximo post <3

45 comentários

  1. Amei essas ideias, o jeito é abusar no xadrez e encher a cara de pintinha! ahahah o que eu mais gosta dessas festas são as comidas, tem tanta coisa pra se aproveitar e se divertir <3

    Beijos, amei seu blog!
    - Blog Vitoria Martini

    - Instagram @vitoriamartini

    ResponderExcluir
  2. A época mais linda do ano, que dicas incríveis *-*
    Seu blog é uma fofura só, muito aconchegante, seguindo <3
    Obrigada por a visitinha no meu! Também estou começando também. Tem facebook pessoal? Adoraria trocar dicas.
    http://carolpereiira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tu gostou <3
    Tenho sim linda, me adiciona lá que podemos conversar *-* https://www.facebook.com/bloglidianefraga

    ResponderExcluir
  4. Adorei as ideias! Lindas!

    http://aborboletamoderna.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Pior que dá vontade mesmo, eu já estou ansiosa pra minha haha
      Obrigada pela visita lindaa <3
      Beijoo

      Excluir
  6. Ah que legal, to precisando ir em uma, quero muito me vestir de caipira. hahahahhaahha http://naocontaprathais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo festa junina! Principalmente as comidas que são maravilhosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comidas de festa junina <3 <3
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Menina que ideias boas!!!Eu amo festa junina,amei as inspirações!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que lindaaa
      Que bom que gostou, volte sempre <3

      Excluir
  9. Amei tudo especialmente as comidinhas haha

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia, tão bom esta época!
    Adoro Junho *-*

    ResponderExcluir
  11. Nosssaaaa, amei as dicas... quero todas as decorações!! hahaha Já vou arrumar uma festa junina para eu ir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arruma mesmo guria haha
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  12. Lidiane gostei das inspirações de festa junina é uma das data comemorativa que eu adoro principalmente as comidas tipicas obrigada pela visita volte sempre tbm já estou te seguindo Bjim :D borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindaa!
      Fico muito feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  13. Estou te seguindo com o nome Auxilia Silva

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante das suas inspirações para festas juninas, amo esse período.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que gracinha esses vestidos! o que mais gosto são os doces, claro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São uma gracinha mesmo Karol <3
      Obrigada pela visita linda

      Excluir
  16. Lidiane adorei as inspirações, amo festa junina haha Estou seguindo o seu blog também, beijos!
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adoroo as bandeirinhas. Um xeruh amore

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas né haha
      Obrigada pela visita, volte sempre <3

      Excluir
  18. Eu amo Festas juninas! Aqui em casa tem até a caixa da decoração já hehe' adorooo!
    Lindas inspirações, já estou seguindo seu blog de volta.
    Hoje no blog tem post inspiração, espero que goste!
    Beijoos <3

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ah que legal =D
      Obrigada linda, volte sempre <3

      Excluir
  19. Adooooro festa junina, ainda não fui em nenhuma, to precisando comer algumas gordices.
    Adorei as dicas, principalmente de comidinhas hihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim é uma das melhores épocas do ano haha
      Que bom que gostou, volte sempre <3

      Excluir
  20. Eu não sabia da origem rsrs costumo comer as comidinhas deliciosas mas nunca cheguei a ver o motivo da comemoração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Espero que tu tenha gostado de saber um pouco mais =D
      Beijo <3

      Excluir
  21. É uma das minhas épocas favoritas, depois do carnaval é claro, hahaha. E nada mais justo do que festinhas a caráter, né? Amei as dicas. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade flor!
      Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  22. Amo festa Junina e o que mais gosto são as comidinhas :)
    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  23. Época mais gostosa do mundo, onde voltamos a ser criança <3
    amei o seu post, mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...